segunda-feira, fevereiro 25, 2013

Opinião: O que fazer com a Praça do Estefânia Farias?

Praça do Estefânea - Local comentado na Matéria

A praça que fica em frente à extinta maternidade Estefânia Farias, é um espaço extremamente importante da nossa Cidade, porém, há anos ela vem servindo apenas para a chamada 'feira do troca' aos Sábados.   
Gostaria nesse meu simples artigo, tentar ajudar as nossas autoridades a fazer um uso melhor daquela área com algumas idéias que julgo ser de relevante importância para nossa Sociedade.
Segue abaixo 6 (seis) coisas que poderiam ser feitas com aquele precioso espaço bem no coração de Surubim.

1° Pátio de eventos.
A praça poderia ser reformada e passar a servir como um local para eventos. A anos os shows de Surubim são realizados no pátio do mercado público ou no pátio da Usina, ' infernizando' o trânsito no local. Há de se esclarecer que, além de atrapalhar o trânsito, o pátio do mercado é muito pequeno para eventos, principalmente, quando se coloca o palco e as barracas, sobrando pouquíssimo espaço para as pessoas.
Imagine toda aquela área da praça livre para a população e as barracas acomodadas nas ruas que circulam a praça. Acredito que seria muito bom.
E mais, a prefeitura iria economizar rios de dinheiro com alugueis de palcos, pois, no local poderia ser construindo um palco de concreto, assim, a prefeitura parava de alugar estruturas metálicas que são muitas vezes mais caro que a banda que vai tocar encima delas.

2° Uma sede administrativa para a Prefeitura.
Se nossos governantes tivessem um pouco mais de juízo, construiria naquele local um prédio de vários andares e acomodaria lá todas as secretarias da Prefeitura municipal de Surubim lá.
Já imaginou que beleza seria?
A Prefeitura de Surubim já teve a oportunidade de ter todas as secretárias em um só lugar utilizando o antigo Hotel Municipal que infelizmente foi vendido.
A verdade é que há 84 anos, a Prefeitura paga aluguel de várias casas que servem como secretarias, que por sua vez, fica distante uma das outras causando enormes transtornos para a população e despesas para o município.
Com um dinheiro gasto com aluguel até hoje, a Prefeitura já teria construído um prédio de nível internacional com direito a estacionamento no térreo e elevador. A ideia esta dada.

3° Uma quadra poliesportiva.
Essa idéia não é minha, mas, já ouvi algumas pessoas falando sobre essa possibilidade, que particularmente, acho um desperdício, pois já que temos várias quadras por perto do local.

4° Uma área verde.
Pode também ser erguido no local um espaço verde ou uma espécie de “mini-parque” bem no coração de Surubim para tentar compensar a perca das arvores da Rua da Prefeitura.
Já imaginou, uma área verde bem no coração de Surubim?

5° Um estacionamento.
Essa idéia em defendi na audiência pública realizada na Câmara Municipal em Abril do ano passado.
Trata-se de preparar o locar para abrigar uma boa parte dos Toyotas que invadem a nossa Cidade em dias de feira, ou seja, a praça se transformaria em um terminal de passageiros.
Na Câmara alguns “engenheiros de trânsito” disseram que o espaço é muito pequeno.
Bom, é claro que não cabe todos os carros de Surubim no local, mas, seria uma boa ajuda. Ou não?

6° Deixar com esta.
Essa opção é a mais simples de todas, e estamos caminhando para ela.
Deixando com estar, continuaremos vendo um verdadeiro desperdício de espaço público que poderia ser muito bem aproveitado, caso nossas autoridades aceitasse a opinião desse Surubinense.
Agradeço a todos pela atenção e se você tiver outras opiniões, comente esse artigo aqui na caixa de comentários do Facebook.


Escrito por: Melqui Ferreira  
Twitter: @melqui_oficial