terça-feira, abril 09, 2013

10 verdades sobre o trânsito de Surubim que ninguém tem coragem de falar

Cada dia que passa a frota de veículos de Surubim aumenta. Em 2011 eram mais de 14 mil veículos emplacados em nossa cidade, hoje esse número certamente é bem maior.  Como candidato a vereador nas eleições 2012 eu propus um amplo debate e medidas enérgicas para resolver o problema do trânsito.
Trânsito de Surubim / PernambucoBoa parte dos meus adversários, acostumados a enganar o povo na semana da eleição com saco de cimento, dentadura, cachaça e outra série de coisas não aceitaram o debate. Resultado? A situação continua a mesma. Aliás. Piorou! Os vereadores de Surubim geralmente só tocam no assunto do trânsito quando são ‘imprensados’ pela população, ou quando morre algum cabo eleitoral no trânsito (salvo raríssimas exceções).  O exemplo disso é que a última audiência pública na câmara para debater o assunto foi realizada em Abril de 2011. 
Não sou engenheiro de trânsito, não sou vereador, não sou prefeito, não sei nem escrever direito, mas, em respeito as mais de duas mil pessoas que acessam nosso blog diariamente, gostaria de mencionar abaixo algumas verdades sobre o trânsito da nossa cidade que ninguém tem coragem de falar.   

1. Com a atual quantidade de agentes de trânsito que Surubim tem não da para organizar nem o trânsito de cidades do porte de Casinhas, quanto mais uma frota de mais de 14 mil veículos.
Solução: Convocar, treinar e colocar na rua – URGENTE - agentes que fizeram o último concurso municipal.

2. Enquanto as calçadas estiverem ocupadas com mercadorias, vendedores, placas publicitárias, e casas que invadiram toda calçada (a exemplo da avenida são Sebastião), o pedestre terá que transitar na rua. O resultado dessa matemática é a seguinte:  
Calçada ocupara + pedestre na rua + veiculo em alta velocidade = Atropelamento
Solução: Desobstruir URGENTE as calçadas da cidade, e para não ter que derrubar as casas que invadiram as calçadas, basta criar uma lei (se não existe), que regulamente a situação, para que na próxima reforma desses imóveis os espaços públicos sejam obedecidos.  

3. Permitir que carros de grande porte como Caminhões, carretas, trios elétricos... Trafeguem no centro de Surubim nas manhãs de Sábado é pedir para sofrer.
Solução: Bom!! Defendi essa tese na última audiência pública sobre o assunto baseado em resultados obtidos em outras cidades e quase fui engolido por opositores, mas, repito: Seria mais prático permitir o tráfego dos referidos veículos no centro da cidade nas sextas e sábados só após as 13:00.

4. Enquanto os toyoteiros não tiverem um local com condições de trabalho, continuarão parando em todo lugar ajudando a engarrafar o trânsito.
Solução: Deslocar alguns pontos de Toyotas para a praça do Estefânia farias que a anos esta sem utilidade.

5. A prefeitura de Surubim deve sinalizar as ruas novamente para facilitar a vida dos motoristas e pedestres. Sinalizações importantíssimas como faixas de pedestre  praticamente sumiram.
Solução: Para não gastar muita grana com empreiteiras, a prefeitura poderia dispor de funcionários próprios para fazer esse serviço. Cinco funcionários preparados e competente seria o suficiente para atuarem ‘reascendendo’ a sinalização da cidade e geraria uma boa economia para o município     

Continuarei Amanhã...

Opinião escrita por Melqui Ferreira