sábado, novembro 30, 2013

Celpe amplia recebimento da nova conta de energia... Surubim esta Dentro!

O novo sistema de leitura e faturamento da conta de energia será ampliado para mais 480 mil clientes da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), a partir da segunda-feira (2). A expansão permitirá que, aproximadamente, um milhão de unidades consumidoras passe a receber a fatura imediatamente após a coleta do consumo. A terceira etapa irá contemplar localidades do Grande Recife e de municípios da Zona da Mata Norte do Estado. A implantação do projeto acontece gradativamente e deve ser concluída até o segundo semestre do próximo ano.
Ainda na primeira semana de dezembro, a nova conta chega para moradores de parte de cidades como Limoeiro, Surubim, Timbaúba e demais municípios da região. Na capital, a abrangência será ampliada para os bairros dos Aflitos, Boa Viagem, Campo Grande, Ibura, Imbiribeira e Pina. Outras localidades de Olinda e Jaboatão dos Guararapes também entram no roteiro do projeto. Na prática, o procedimento iniciado no último mês de outubro permitirá uma única visita mensal ao cliente. A modalidade assegura maior agilidade e transparência no processo de leitura e faturamento. A emissão da fatura no ato da leitura também minimizará ocorrências como extravios da conta de energia. No antigo sistema, havia a necessidade de, ao menos, duas idas à unidade consumidora, uma para coleta de dados e outra para a apresentação da conta.
A tecnologia do faturamento instantâneo utiliza uma espécie de palm, ou PDA (personal digital assistant) e pode funcionar em modo on line ou sem sinal, a depender das condições de comunicação no local. Também utiliza um papel especial, protegido contra a água para preservar os dados da impressão. A nova fatura mantém todas as informações contidas no formato anterior da conta de energia. Cada leiturista percorre a rota com um kit coletor de dados e uma impressora térmica. Os equipamentos são rastreados 24 horas e, em caso de assalto, um comando inviabiliza o aparelho para revenda. Ainda assim, o próprio PDA irá enviar sinal para o servidor informando a localização geográfica do aparelho.

folha de Pernambuco