8 de novembro de 2013

Festival de curtas de Taquaritinga do Norte encerra hoje

CARUARU – A cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste, estará sediando, de quatro a oito de novembro, a sexta edição do Curta Taquary – Festival Nacional de Curta Metragem, evento que vai contar com exibição de filmes, seminários, oficinas, palestras e homenagens a personalidades do cinema. Durante cinco dias, serão exibidos 104 curtas metragens nacionais em mostras especiais e competitivas. O festival acontece no Cine Teatro Santo Amaro.
A programação inclui três mostras competitivas: nacional, primeiros passos e Dálias da Serra. Esta última categoria é voltada para curtas produzidos em cidades da região e diretores capacitados por oficinas do evento. Entre os curtas da mostra nacional está o maranhense Acalanto, de Arturo Sabóia, eleito o melhor do último Festival de Gramado.
Já entre as mostras especiais está a da diversidade, com curadoria do realizador paulista Ricky Mastro. O festival também promove panoramas sobre filmes de três estados: Goiás, Rio Grande do Norte e Alagoas, com curadoria da Associação Brasileira dos Documentaristas – ABD. Haverá ainda mesa de discussão sobre o atual panorama brasileiro, com participação do crítico paulista Christian Petterman.
“Escolhemos o melhor da produção audiovisual nacional, filmes de diversos formatos e linguagens para que o público tenha acesso a uma nova safra de curtas. Vamos ter mais de 140 convidados da área de cinema”, diz o diretor do festival, Alexandre Soares. Os homenageados do Curta Taquary este ano são o crítico de cinema Jean-Claude Bernardet, o ator Zé Dumont e a atriz caruaruense Prazeres Barbosa.
O festival surgiu em 2005 e tem como principal objetivo abrir espaço e valorizar a produção local. A partir da segunda edição, passou a contar com patrocínio do Governo do Estado, através da Fundarpe / Secretaria de Cultura.

A sede do Curta Taquary é o Cine Teatro Santo Amaro, construído na década de 1960 pelo empresário Severino Pereira da Silva. O local também recebe mensalmente o Cineclube Taquary. A programação completa do evento será divulgada nesta segunda-feira.

Serviço:
Curta Taquary – 6º Festival Nacional de Curta Metragem
Quando: de 4 a 8 de novembro
Onde: Cine Santo Amaro (Rua Professor Luiz Carlos, Centro - Taquaritinga do Norte
Informações: www.curtataquary.com
Entrada franca

Ne10

Postagem anterior
Próxima