2 de dezembro de 2013

Parceria da Prefeitura de Surubim e Senai capacita mais 240 alunos‏

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção ao Trabalho de Surubim, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), realizou na noite da última quinta-feira (21), a cerimônia de conclusão dos cursos de  Costura Industrial e Modelista.
As capacitações, ministradas no Centro de Vocação Tecnológica Clóvis Júlio Nóbrega (CVT), contaram com 240 pessoas. Os professores são da Escola Técnica do Senai em Santa Cruz do Capibaribe.
Uma das alunas que concluiu o curso de Modelista, é a costureira Maria José da Silva, que já exibiu na formatura um vestido desenhado por ela.
“Antes eu pagava para costurar e desenhar, agora sou eu mesmo que faço”, afirmou.
Os cursos oferecidos no CVT tem proporcionado oportunidade de emprego para muitas pessoas, como é o caso da dona de casa Cristina Silva, aluna da turma de Costura Industrial. “Faltando um mês para terminar o curso eu já consegui um emprego e hoje estou trabalhando com costura”, comemorou.
A solenidade contou com a presença do prefeito Túlio Vieira que destacou a importância da qualificação. “O mercado da confecção é muito forte na nossa cidade e precisa de profissionais. Por isso a prefeitura, querendo contribuir com o desenvolvimento deste setor investe nos cursos profissionalizantes”.
As duas capacitações tem formado não só profissionais na área têxtil, mas estimulam também o empreendedorismo.
Cinco moradoras do distrito de Chéus, que participaram dos cursos do Senai, estão concorrendo ao prêmio Pronatec Empreendedor.
A premiação ocorre no mês de março do próximo ano, em Brasília (DF), e fomenta ações empreendedoras que gerem impacto positivo na sociedade.
Após concluírem a capacitação, as costureiras conseguiram um financiamento no Banco do Brasil e montaram a sua própria facção.
“Esta iniciativa é um exemplo de trabalho empreendedor. Estamos orgulhosas”, comenta a diretora da Escola Técnica do Senai em Santa Cruz do Capibaribe, Cristina Barbosa.
Além dos cursos de Costura Industrial e Modelista, a parceria do Senai e Prefeitura de Surubim, oferece outras qualificações profissionais como a de Pedreiro, Aplicador de
Revestimento Cerâmico e Auxiliar de Lavanderia.

As aulas começaram no dia 4 de novembro com 250 alunos matriculados.

Prefeitura de Surubim

Postagem anterior
Próxima