Projeto da Prefeitura de Surubim facilita acesso dos homens aos serviços de saúde

Com base nas diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, a Prefeitura de Surubim tem desenvolvido ações para facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde.

Desde o mês de março, nas Unidades de Saúde da Família (USF's), está sendo executado um projeto específico para esse público. A iniciativa consiste em realizar atendimento noturno, exclusivamente para homens. 

"O prefeito Túlio Vieira, solicitou que fosse elaborado um projeto junto à atenção básica para atender a essa demanda. Entendendo que a maior dificuldade do homem de ir a USF é o horário, que muitas vezes coincide com o do trabalho, decidimos realizar o atendimento à noite", explica o secretário de Saúde, Izaldo Andrade.

As ações direcionadas para a saúde do homem incluem atendimento médico (inclusive com urologista), de enfermagem, psicológico, nutricional, bucal, testes de HIV e de HGT, além da aferição de pressão arterial.
"O ideal é que os homens procurem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano. Além de criar mecanismos para melhorar a assistência oferecida a essa população, a meta é promover também uma mudança cultural", afirma o secretário.
O projeto já foi realizado nas USF's da Vila Social, Bairro São José/Planalto, Bela Vista e Lagoa Queimada. "A proposta é atender duas unidades de saúde sempre no final de cada mês", concluiu. 
A rede de atenção básica do município é formada por 20 postos de saúde.

Pesquisa

De acordo com a publicação Saúde Brasil 2007, do Ministério da Saúde, a cada 5 pessoas que morrem com idade de 20 a 30 anos, 4 são homens.
O número corresponde a quase 60% das mortes no país. Das 1.003.350 mortes ocorridas em 2005, 582.311 foram de pessoas do sexo masculino – 57,8% do total. Assim, a cada três pessoas que morrem, duas são homens, aproximadamente.
Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevadas.

Tecnologia do Blogger.