Surubim sediará encontro sobre resíduos sólidos

O município de Surubim será sede de um encontro sobre resíduos sólidos. O assunto foi debatido nesta segunda-feira (9), em uma reunião que contou com a presença do prefeito Túlio Vieira, dos secretários municipais Tony Araújo (Transportes, Saneamento e Urbanismo), Eva Pessoa (Orçamento Participativo) e de Eunice Aquino, coordenadora de mobilização social da Fecope (Federação dos Círculos Operários de Pernambuco).
A instituição foi contratada para elaboração do plano intermunicipal de resíduos sólidos do Lote 1, formado pelos municípios de Surubim, Casinhas, Cumaru, Frei Miguelinho, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes e Vertente do Lério.
O encontro que será realizado em uma data ainda a ser definida, reunirá representantes destas cidades.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Lei Federal nº 12.305/2010 – a gestão integrada de resíduos sólidos consiste em um “conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos, de forma a considerar as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável”.
Cabe aos municípios realizar os serviços de limpeza urbana e de manejo de resíduos, em conformidade com a Lei Federal nº 11.445/2007 (Lei Nacional de Saneamento).
Os planos de resíduos sólidos consistem em instrumentos da PNRS, sendo de responsabilidade dos municípios a gestão integrada dos resíduos sólidos gerados em seus respectivos territórios.

Nenhum comentário

Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do Blog iSurubim. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Tecnologia do Blogger.