27 de julho de 2014

Assinada ordem de serviço para construção do Posto de Saúde de Furnas

O prefeito Túlio Vieira assinou a ordem de serviço para a construção da nova Unidade de Saúde da Família (USF) do Sítio Furnas, na zona rural do município.
O ato aconteceu durante a festa junina da Escola Luiz Francisco da Silva. De acordo com a Secretaria de Saúde, a obra terá um investimento de R$ 500.286,80, através de um convênio firmado entre a Prefeitura de Surubim e o Ministério da Saúde. O prazo de execução é de 10 meses. O terreno onde será construído o prédio foi adquirido com recursos próprios.
O espaço contará com recepção, salas de reunião e de observação, consultórios médicos e de enfermagem, almoxarifado, copa, banheiros com acessibilidade e outros ambientes. A nova unidade também vai permitir que a prefeitura implante mais um serviço para a população: atendimento odontológico.
“A construção deste posto é um anseio da comunidade, que vai poder contar com uma estrutura moderna e saúde bucal de qualidade”, disse o prefeito.
Há nove anos, a USF de Furnas foi instalada, mas o imóvel é alugado. A unidade atende também os moradores das localidades de Macacos, Cajá de Tatus e Bandinha, totalizando 516 famílias.
A assinatura da ordem de serviço contou com a presença dos secretários municipais Izaldo Andrade (Saúde), José Geraldo Neto (Agricultura, Indústria e Comércio) e Daves Nascimento (Turismo e Cultura).
Além do Sítio Furnas, já está sendo construído um novo posto de saúde no Loteamento Baraúnas. O Sítio Lério, na zona rural, também será beneficiado com a construção de uma USF.
Segundo a Secretaria de Saúde, outras comunidades do município estão recebendo investimentos nos postos de saúde, como Lagoa da Vaca e Chéus. Nestes dois povoados, já foram iniciadas as reformas das unidades.
Barraca da Saúde
Pelo segundo ano consecutivo, a equipe de profissionais da USF de Furnas montou na festa junina da Escola Luiz Francisco da Silva, a Barraca da Saúde.
No local, foram realizados atendimentos como aferição de pressão arterial, teste de glicose, distribuição de preservativos e de panfletos informativos sobre doenças e situações em que se deve acionar o Serviço Móvel de Urgência (Samu).
Um kit para curativos também foi disponibilizado, caso ocorresse algum incidente de menor gravidade.
“É mais uma iniciativa para levar à população alguns dos serviços de saúde oferecidos pela nossa unidade”, afirma a enfermeira Margareth Chagas. Este ano, mais de 100 pessoas foram atendidas durante o evento. Nenhum acidente foi registrado.

Postagem anterior
Próxima