Casa das Juventudes de Surubim é inaugurada


Foi inaugurada na noite de quinta-feira (3), a Casa das Juventudes de Surubim. O espaço está funcionando no Centro Cultural Dr. José Nivaldo, ao lado do Fórum de Justiça.
O local é equipado com 10 computadores, projetor multimídia, tela de projeção, caixa amplificadora, microfones, filmadora digital, câmera digital, cadeiras, mesa de reunião, quadro branco, impressora e outros equipamentos, para realização de cursos, oficinas e exibição de vídeos.
O programa é uma parceria entre Estado e municípios. O primeiro equipa as Casas e presta apoio técnico. O segundo fica responsável pela manutenção.
“A Casa das Juventudes é um espaço de convivência, de protagonismo juvenil. Nós queremos que os jovens se sintam integrados a esta casa sendo um agente executor das atividades pedagógicas e culturais nas quais Surubim se destaca”, disse na solenidade o secretário executivo da Criança e da Juventude do Governo do Estado, Eduardo Figueiredo.
A inauguração contou com a presença de vários jovens, entre eles o estudante Gabriel Arruda. “É um sonho que já vinha sendo cultivado pela juventude. É muito significativo para gente ver esse desejo concretizado”, comemorou.
Ao discursar na cerimônia, o prefeito Túlio Vieira, destacou o projeto como um local de oportunidades para o desenvolvimento dos projetos da juventude surubinense. “É um presente para os jovens que vão usar esse espaço como um ambiente de cidadania e de crescimento de grupos”, afirmou.
Também estiveram presentes na solenidade, o juiz de Direito Joaquim Francisco Barbosa, secretários municipais e os vereadores Lucio Fabrício, Josafá Vasconcelos e Paulo do INSS.
Curso Pré-Vestibular
A estrutura da Casa das Juventudes também será utilizada pelos alunos do curso Pré-Vestibular Passaporte promovido pela Prefeitura. A abertura da capacitação aconteceu na mesma cerimônia de inauguração da Casa das Juventudes.
Estão matriculados no curso 80 jovens do município, estudantes da rede pública e privada, que terminaram ou estejam cursando o 3º ano do ensino médio.
Segundo a coordenação do projeto, a proposta é melhor se adequar às mudanças ocorridas no processo de inserção de alunos no ensino superior, preparando-os para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O curso visa também, o ingresso de estudantes em instituições públicas e privadas por meio dos programas federais ProUni, SiSu, Pronatec e Sisutec, informam os coordenadores.
A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Educação. As aulas tiveram início no sábado, dia 5 de julho.


Nenhum comentário

Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente a do Blog iSurubim. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Tecnologia do Blogger.