terça-feira, julho 29, 2014

Projeto fortalece atendimento aos homens na comunidade de Jucá Ferrado

Os moradores da comunidade do Jucá Ferrado Ferrado, na zona rural do município, receberam na última quarta-feira (16), o projeto Saúde do Homem. As atividades aconteceram na Unidade de Saúde da Família (USF) da localidade.

Foram oferecidos à população masculina, serviços como atendimento médico, odontológico, de enfermagem, imunização, exames laboratoriais, testes de HIV e de glicose.

Profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), entre eles psicólogos, assistente social, nutricionista e educador físico também participaram do programa.

Como acontece em todos os postos de saúde onde o projeto tem sido realizado, a Secretaria de Saúde convidou um urologista para atender os homens da comunidade. Por causa da grande demanda, as consultas com o especialista terminaram por volta das 23h.

“O objetivo é incentivar os homens a procurar o serviço de saúde ao menos uma vez por ano. O prefeito Túlio Vieira solicitou que a secretaria realizasse ações para atender a essa demanda. Como a maioria da população masculina trabalha durante o dia, ampliamos o atendimento até à noite”, explica o secretário de Saúde, Izaldo Andrade.

A ação é coordenada pela Secretaria de Saúde com a colaboração de outras pastas da administração municipal, como a Secretaria de Turismo e Cultura, que contratou um trio de forró pé-de-serra para se apresentar no final do evento.

“Todos os meses, duas unidades de saúde realizam o projeto”, afirma o secretário. A próxima localidade a ser visitada pelo programa Saúde do Homem será o Sítio Furnas, no dia 29 de julho.