terça-feira, agosto 05, 2014

Surubim sedia Fórum do Selo Unicef


Foi realizado na última quinta-feira (31), no Centro Cultural Dr. José Nivaldo, o 1.º Fórum Comunitário do Selo Unicef, Edição 2013/2016.

Promovido pela Prefeitura de Surubim e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o evento reuniu representantes de cinco secretarias e de órgãos que desenvolvem atividades relacionadas à infância e a adolescência.

Segundo a equipe de organização, o fórum teve como objetivo analisar as condições de vida das crianças e adolescentes, identificar políticas públicas e a oferta de serviços das secretarias, planejar ações de proteção integral para redução da desigualdade, além de monitorar e avaliar ações voltadas para pessoas de 0 a 17 anos.

A partir deste encontro, serão realizados projetos para que a cidade possa ser certificada com o Selo Unicef – Município Aprovado.

“O selo é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes”, explica a articuladora municipal do selo e secretária da Juventude de Surubim, Fátima Sousa.

No período da manhã, os participantes do fórum elaboraram um diagnóstico da situação das crianças e dos adolescentes do município, com base nos dados apresentados pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Promoção ao Trabalho, Educação, Juventude e Saúde.

Durante à tarde, foram formados grupos de trabalho para debater as atividades que serão executadas até 2016, quando ocorrerá a certificação dos municípios aprovados. 

Esta é a primeira vez que Surubim concorre ao Selo Unicef. O termo de adesão à iniciativa foi assinado pelo prefeito Túlio Vieira no ano passado.