domingo, outubro 05, 2014

Aposentada de 70 anos escorrega em santinhos e fica ferida

Idosa  foi socorrida pelo Samu ao escorregar em santinhos e ficar ferida (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)
Uma aposentada de 70 anos ficou ferida após escorregar em santinhos quando ia votar, na manhã deste domingo (5), em São Carlos (SP). O acidente aconteceu em uma rua na Fundação Educacional São Carlos (Fesc), no Centro. Ela foi socorrida com ferimento na cabeça pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e passa bem.

Rosa Maria Stancatti bateu a cabeça no chão e teve sangramento. “Eu fui atravessar a rua e eu acho que pisei em algum [santinho], escorreguei e cai. Graças a Deus que só sofri a cabecinha. Estou sem dor, só está ardendo um pouco”, afirmou.


Uma equipe do Samu fez o trabalho de socorro e imobilização da idosa. Ela foi levada para a Santa Casa de São Carlos, continua internada em observação, mas passa bem. Por conta do acidente, ela não conseguiu votar.
A manicure Maria Isabel Danini Prado também quase escorregou na Escola Estadual Álvaro Guião. “Eu vinha vindo e comentei com meu marido que tinha muito papel, é um absurdo uma falta de respeito. Eu quase escorreguei e, se ele não me segurasse, eu teria caído. É muito perigoso e não deveria ter isso”, reclamou.


Crime eleitoral e responsabilidades
Segundo a legislação eleitoral, jogar santinhos na rua no dia da eleição é crime. A pena varia de seis meses a um ano de prisão e tem multa que vai de de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50. A distribuição de folhetos e impressos é permitida na véspera das eleições, até as 22h.


De acordo com a juíza eleitoral Cibele Frigi Rodrigues Rizzi, não há uma lei específica que responsabilize o candidato ou o distribuidor dos santinhos pelo acidente. Contudo, a idosa pode registrar um boletim de ocorrência e, após recolher provas como fotos, testemunhas e exames, ela deve procurar um advogado para enviar uma solicitação no cartório eleitoral. A punição varia de acordo com o entendimento do juiz eleitoral.
A limpeza das ruas é de responsabilidade da Prefeitura. Após o acidente, foi recolhida a maior parte dos santinhos em ruas e calçadas dos principais locais de votação da cidade.


g1