segunda-feira, outubro 06, 2014

Vestibular IFPE em Surubim: Inscrições abertas até dia 19

Os interessados em concorrer às vagas ofertadas pelo Vestibular 2015 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) devem ficar atentos. O prazo de inscrição começou nesta quarta-feira (1º) e vai até dia 19 de outubro. Do total de 5.247 vagas ofertadas para cursos técnicos e superiores espalhadas por 21 cidades, 100 são oferecidas em Surubim para os cursos técnicos em Manutenção e Suporte em Informática e Manutenção Automotiva, além do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, na modalidade Educação a Distância.

Todos os cursos técnicos e superior, terão no mínimo um encontro presencial por semana no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), podendo ocorrer de segunda à sexta, das 18h às 22h ou aos sábados das 8h as 17h.

A inscrição é realizada, exclusivamente, pela internet. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site cvest.ifpe.edu.br . É cobrada uma taxa de R$ 20 dos candidatos aos cursos Técnicos e R$ 40 dos que farão cursos Superiores. O pagamento deve ser realizado somente nas agências do Banco do Brasil, até o dia 20 de outubro. Os candidatos que solicitaram a isenção precisam consultar o resultado, a partir do dia 3 de outubro. Os contemplados deverão realizar a inscrição, normalmente. A única diferença é que não será gerado um boleto para pagamento, ao final do processo.

Metade delas é oferecida pelo Sistema de Cotas e reservada para candidatos oriundos da rede pública de ensino. No momento da inscrição, esses candidatos poderão optar pelas subcotas de renda ou de etnia. A primeira é destinada a quem tem renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio. Esse público terá direito 50% de todas as vagas destinadas às cotas. A segunda opção é voltada para negros, pardos e índios. Ainda há cotas para moradores da zona rural ou filhos de agricultores que optem por cursos com vocação agrícola. Nesse caso, a reserva é de 25% das vagas de ampla concorrência (não cotista).

A prova do Vestibular 2015 será realizada no dia 23 de novembro. Candidatos aos cursos Técnicos responderão a 30 questões, sendo dez de Português, dez de Matemática e outras dez de Conhecimentos Gerais. Já quem tenta uma vaga de curso Superior terá redação e outras 50 questões, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

A divulgação do listão com os aprovados está programada para o dia 15 de dezembro.

ACESSIBILIDADE - Neste ano, os manuais dos candidatos e o site onde será realizada a inscrição serão disponibilizados na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Como nos anos anteriores, as pessoas com necessidades especiais deverão indicar suas limitações no momento da inscrição para que a prova seja aplicada em regime especial.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: cvest2015@reitoria.ifpe.edu.br ou pelos telefones: (81) 2125 1724 e 2125-1793.

O Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), fica localizado na Rua Frei Ibiapina, no Bairro São José. O telefone para contato é: (81) 3634-1434.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação a Distância do IFPE)