sexta-feira, novembro 13, 2015

Posto de Saúde do Lério é inaugurado

O prefeito Túlio Vieira inaugurou neste domingo (8), ao lado do senador Humberto Costa e do secretário de Saúde Izaldo Andrade, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sítio Lério de Baixo, na zona rural do município.

Localizado na PE-106, o prédio possui uma estrutura com mais de 20 ambientes, entres eles quatro consultórios, salas de vacinação, inalação, gerência, observação, reunião, almoxarifado, farmácia, rouparia, copa, área de serviço e sanitários adaptados para pessoas com deficiência.

“É uma planta moderna que atende a todos os requisitos recomendados pelo Ministério da Saúde. Os profissionais vão trabalhar com mais satisfação e os pacientes terão um espaço confortável e humanizado”, comentou o prefeito.

O gestor falou ainda sobre outro PSF (Posto de Saúde da Família) que está sendo construído na comunidade de Furnas, também na zona rural. A obra vai atender 533 famílias. “Vamos à Brasília esta semana em busca da liberação da terceira parcela do projeto. Temos uma meta de inaugurar a unidade até o final dezembro”, declarou. 
 
Ao discursar durante a inauguração, o senador Humberto Costa destacou os investimentos realizados na área de saúde em Surubim. “Nós temos visto que a saúde tem sido uma prioridade da administração municipal. São várias ações importantes como o SAMU, a UPA que está em implantação no Coqueiro, o Programa Mais Médicos e novas UBS’s”.

O parlamentar aproveitou a ocasião para divulgar a construção de mais um Posto de Saúde em parceria com o Governo Federal. “O prefeito me pediu para anunciar aqui que o município terá outra unidade de saúde como essa, na Bela Vista que vai atender toda a população daquele bairro”, afirmou.

O posto recém inaugurado, recebeu o nome de Paulo Bezerra de Assis, morador da comunidade que fez a doação do terreno para a construção do primeiro PSF do povoado. O antigo imóvel, com cerca de 20 anos, apresentava problemas estruturais e foi demolido para a construção do novo espaço.

700 famílias do Lério de Baixo e dos sítios Tabu e Cazés serão beneficiadas. Os moradores vão contar também com um novo serviço: atendimento odontológico. O investimento é de R$ 459.813,14.  Os recursos são do Programa Requalifica UBS do Ministério da Saúde.

A solenidade de inauguração também contou com a presença dos vereadores Dr. Vavá e Salatiel Lima, de secretários municipais e do prefeito de Vertente do Lério Daniel Almeida.