9 de dezembro de 2015

Projeto da Praça São Marcelino Champagnat une cultura e lazer

A Prefeitura de Surubim inaugurou no último sábado (5), a Praça São Marcelino Champagnat, localizada em frente à igreja dedicada ao santo, no Bairro São José. O terreno, demarcado desde 1999 quando o santuário começou a ser construído, foi transformado em um espaço público urbanizado. A cerimônia de inauguração, teve início com uma celebração religiosa. Em seguida, aconteceu o hasteamento dos pavilhões nos 33 mastros instalados no local.

As bandeiras representam os 27 Estados da Federação, o Brasil, a França, (país onde o sacerdote nasceu) o Vaticano, a Diocese de Nazaré, Surubim e a Congregação Marista, fundada pelo religioso.

Na frente dos mastros, foram fixadas em pedestais placas de inox contendo o hino, a descrição da bandeira e do brasão de cada Estado. Os mastros e as placas foram adotados por famílias tradicionais da cidade, que também têm um resumo da sua árvore genealógica exposto no recinto.

“É uma obra de infraestrutura que resgata não só a cultura mas o lazer da população do bairro. A Prefeitura fez o projeto e está inaugurando esta tão sonhada praça que vai alegrar muitas famílias”, disse o prefeito Túlio Vieira.

A elaboração e execução da planta, foram coordenadas pela Secretaria de Transportes, Saneamento e Urbanismo. O titular da pasta, Tony Araújo, destacou os investimentos realizados pela gestão municipal no bairro. “Aqui foram pavimentadas recentemente duas ruas laterais à praça e agora estamos entregando esta obra fruto de muito trabalho, que contempla a história e a cultura do nosso povo”, ressaltou.

Além dos pavilhões e das placas, o novo espaço conta com luminárias, arborização, bancos de madeira e canteiros. Foram investidos R$ 196.655,47 com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) e da Prefeitura.

A solenidade de inauguração contou com a presença do deputado estadual Ricardo Costa, da secretária executiva de Assistência Social do Estado, Ana Célia Farias e do secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral.





Postagem anterior
Próxima