quinta-feira, dezembro 10, 2015

Secretaria de Saúde apresenta Plano Municipal de Enfrentamento do Aedes Aegypti

A Secretaria de Saúde apresenta nesta quinta-feira (10), o Plano Municipal de Enfrentamento do Aedes Aegypti. O evento acontecerá a partir das 15h, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizado no Bairro São José.

“O plano trata das ações que estão sendo executadas contra o mosquito e indica estratégias de como a sociedade pode colaborar”, explica o secretário Izaldo Andrade.

Entre as principais atividades desenvolvidas para eliminar focos do Aedes Aegypt, está a realização de mutirões nos bairros e comunidades rurais. As mobilizações já foram realizadas no bairro São Sebastião e nas localidades de Lagoa Nova, Doquinhas, Gancho do Galo e Chã do Marinheiro.

Nesta quarta-feira (9), a equipe estará no Conjunto Residencial José de Souza Barbosa. Na quinta-feira (10) e na sexta (11), será a vez do Bairro São José e do Loteamento Planalto. No sábado (12), o mutirão acontece no Loteamento Baraúnas.


Em cada local visitado, são realizadas a verificação de reservatórios de água, aplicação de larvicida, entrega de panfletos com orientações sobre prevenção das doenças e distribuição de peixes lesbite (conhecido popularmente como “guarus”) que se alimenta das larvas do inseto.

“Estas ações para eliminar o mosquito, terão um reforço importante nos próximos dias com a ajuda de soldados do Exército e a vinda do carro fumacê. Todas essas medidas estão incluídas no Plano Municipal de Enfrentamento do Aedes Aegypti”, acrescenta o secretário.

“Além dos agentes de combate à endemias, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e enfermeiros da rede de atenção básica, também estão participando diretamente das estratégias”, finaliza.