quarta-feira, fevereiro 10, 2016

Surubim adere ao Pacto da Educação Brasileira contra o Zika

Em cerimônia realizada na quinta-feira, 4 de fevereiro, no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, o município de Surubim aderiu ao Pacto da Educação Brasileira contra o Zika. A iniciativa do Ministério da Educação, pretende usar o alcance das redes federal, distrital, estaduais e municipais de educação, em todos os níveis, da pré- escola à pós-graduação, para levar informações sobre as formas de extermínio do mosquito e identificação da doença.
Entre as primeiras ações do pacto, estão a discussão sobre o vírus zika e o mosquito Aedes aegypti nas semanas pedagógicas nas escolas da educação básica, para sensibilizar os estudantes sobre a importância do combate ao mosquito. Outra proposta, é realizar uma grande mobilização nas escolas no dia 19 deste mês.
As estratégias incluem ainda promover o combate a focos do mosquito, organizando um calendário contínuo de atividades; realizar orientação às comunidades locais em articulação com as Secretarias Municipais e/ou Estaduais de Educação e Saúde, visitar às escolas da rede pública e executar projetos de ensino, pesquisa e extensão.
O pacto foi assinado por representantes do governo federal, de 22 estados e 110 municípios, além de instituições e organizações públicas e particulares. Surubim foi representado na ocasião, pelo secretário de Saúde Izaldo Andrade.