14 de janeiro de 2017

Raul Henry é o novo secretário de Desenvolvimento Econômico

Depois da saída de Thiago Norões da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, em dezembro de 2016, o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou, no início da noite desta sexta-feira (13), por meio de nota, o vice-governador Raul Henry (PMDB) para ocupar o posto. O peemedebista será empossado na próxima semana, em dia a ser definido pelo gestor. 

Norões pediu para se desligar do cargo argumentando que gostaria de se dedicar as suas atividades profissionais. Ele integrou a equipe de Paulo Câmara desde o início do mandato do socialista. Antes do anúncio, chegou-se a cogitar que o atual secretário de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Alexandre Valença, passasse a ocupar o cargo. 


Na nota, o governador argumentou que Henry tem “experiência, dimensão, capacidade de gestão, a nossa confiança política e a interlocução necessária em Pernambuco e no Brasil para os desafios do mundo globalizado, pré-requisitos fundamentais a uma secretaria como a de Desenvolvimento Econômico. Sem esquecer da sua reconhecida capacidade de diálogo”. 

Dessa forma, o governador Paulo Câmara contempla o PMDB com mais espaço na gestão. Não é a primeira vez que um vice-governador assume uma pasta no governo estadual. No primeiro mandato de Eduardo Campos (PSB), João Lyra, hoje no PSDB, dividiu as atribuições de vice-governador com a de secretário de Saúde. Perfil Raul Henry nasceu no Recife, em 6 de junho de 1964, é casado com Luíza Nogueira e pai de três filhos (Gabriela, Tom e Davi). Formou-se em Economia e tem mestrado em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Raul Henry iniciou sua trajetória política no movimento estudantil. Foi vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura e Esportes da Cidade do Recife (1997-2000). Henry ocupou também os cargos de secretário de Educação e Cultura e secretário de Planejamento do Estado de Pernambuco (Governo Jarbas Vasconcelos). Entre 1998 e 2002, Raul foi integrante do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Exerceu ainda um mandato de deputado estadual e dois de deputado federal (2007-2014). No Congresso Nacional, foi membro titular da Comissão de Educação e Cultura e das Comissões Especiais do Plano Nacional de Educação (PNE) e da Lei de Responsabilidade Educacional (LRE), sendo relator dessa última. Em 2014, foi eleito, ao lado do governador Paulo Câmara, vice-governador de Pernambuco.

Blog da Folha 

Postagem anterior
Próxima